Como utilizar o áudio do VoiceOver em leituras do Kindle?

Posted by on Jun 18, 2015 in Voice-Over | 0 comments

Desenvolvido para tornar iPads e iPhones mais acessíveis a deficientes visuais, o VoiceOver possui recursos para narrar todo o conteúdo na interface de dispositivos iOS. No entanto, esta eficiente ferramenta só consegue utilizar os seus mecanismos de interpretação em um app de leitura: o Kindle.

Big data, smarts e wearables podem mudar a medicina do futuro; entenda

Disponibilizado na versão 3.0 do iOS, o VoiceOver é um recurso que lê todos os detalhes da tela dos dispositivos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Disponibilizado na versão 3.0 do iOS, o VoiceOver é um recurso que lê todos os detalhes da tela dos dispositivos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Com inúmeros comandos e várias opções de configuração, o VoiceOver é também um oportuno aliado para leitores compulsivos que queiram continuar seus livros enquanto dirigem o carro, malham ou realizam outras atividades. Aprenda como ativar e manipular esta ferramenta no aplicativo da Amazon.

Passo 1.  Clique no ícone do aplicativo “Ajustes” para iniciar as configurações do dispositivo;

Seleciona o app “Ajustes” (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Seleciona o app “Ajustes” (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Passo 2. Nas opções de “Acessibilidade”, dentro do menu “Geral”, ative o VoiceOver deixando a chave na posição “Ativo”;

Ative o VoiceOver (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Ative o VoiceOver (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Passo 3. Com a ferramenta ligada, toque uma vez no aplicativo do Kindle para selecioná-lo e clique duas vezes para iniciá-lo;

Utilizando os comandos gestuais do VoiceOver, abra o app do Kindle (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Utilizando os comandos gestuais do VoiceOver, abra o app do Kindle (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Passo 4. Clique em um livro de sua biblioteca para selecioná-lo e toque com um dedo duas vezes seguidas para abri-lo;

Abra um livro no leitor (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Abra um livro no leitor (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Passo 5. Com o livro aberto, arraste dois dedos na tela para baixo para iniciar a leitura do texto das páginas visualizadas. Para interpretar continuamente todo o conteúdo do livro, arraste dois dedos para cima;

Arrasta dois dedos para cima ou para baixo, iniciando a leitura contínua ou a interpretação da página visualizada, respectivamente (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Arrasta dois dedos para cima ou para baixo, iniciando a leitura contínua ou a interpretação da página visualizada, respectivamente (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Passo 6. Além disso, é possível repetir trechos específicos do texto nas páginas tocando diretamente sobre eles na tela com um dedo;

Toque em partes do texto com um dedo para repeti-las (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Toque em partes do texto com um dedo para repeti-las (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Passo 7. Para iniciar o menu do livro, exibindo opções de ajustes e descrevendo também a página e a posição, toque uma vez na tela com três dedos;

Clique na tela com três dedos para saber sua localização no livro e acessar suas configurações (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Clique na tela com três dedos para saber sua localização no livro e acessar suas configurações (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Passo 8. Com uma série de gestos para facilitar o seu uso, o VoiceOver também possui diferentes configurações para tornar a sua narração mais adaptada ao usuário.

Alguns dos principais comandos do “VoiceOver” no app do Kindle (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Alguns dos principais comandos do “VoiceOver” no app do Kindle (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)

Qual é o melhor e-reader: Kindle, Kobo ou Lev? Comente no Fórum do TechTudo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.